A indicação de hoje, apesar de antiga, serve para ilustrar fatos relacionados ao Japão que sempre entram em tela quando explicamos sobre esse país aos alunos. Geralmente, nos anos finais do Fundamental II. Nossa indicação trata-se de o "Último Samurai"
A história do filme em si não é o ponto exato de nosso interesse, mas sim certas passagens do filme que servem como ilustrações para a explicação sobre o Japão. Vamos a eles:
Não há como falar em modernização do Japão sem falar em Era Meiji. Essa dinastia protagonizou um salto "modernizante" no Japão ao investir em educação, militarização, industrialização, trazendo inclusive técnicos europeus para ensinar aos japoneses a lidar com os equipamentos que eram importados pelo país, entre outras medidas.
Dois dos fatos citados aparecem no filme, onde o imperador é inclusive representado no filme e mencionado algumas vezes, bem como também é ilustrada a chegada de europeus com o intuito que mencionamos acima.
Há também no filme, que acaba até sendo usado como pano de fundo, uma certa resistência à modernização do Japão, que, no filme, causa um embate entre o "Japão feudal" e o "Japão moderno", onde o primeiro lado é representado por espadas, ao passo que o segundo é representado pelas armas.
Como dissemos, o filme pode ser usado para representar parte da explicação dada sobre o Japão, principalmente no tocante a Era Meiji e a modernização do país com o intuito de se lançar na corrida imperialista.
Enquanto sugestão, pode ser solicitado aos alunos que relatem de quais formas, no filme, é retratado essa cisão entre o Japão Feudal e o Moderno, seja através de uma apresentação, redação ou mesmo debate após o filme ou em aula subsequente.
Como sempre, vale a pena conferir!