A indicação de hoje é um documentário para nos fazer refletir. Embora a pandemia hoje seja o centro das atenções, outras questões, tão importantes quanto, estão sendo deixadas de lado.
Num momento em que, apesar da pandemia, o desmatamento da Amazônia bate recordes e há a necessidade de repensarmos nossos valores e práticas de consumo, trouxemos o documentário "A última hora".
Neste filme, cientistas, líderes mundiais e pensadores discutem o nosso modo atual de vida e o futuro que nos espera, se mantermos o ritmo de consumo que temos, e que só vem amentando, desde a 1ª Revolução Industrial.
O que é algo a considerarmos, haja visto que essa pandemia nos levou a alguns casos curiosos que nos fazem refletir sobre o modo como consumimos e também sobre os nossos valores. O que pode ser evidenciado nessas notícias (1, 2, 3).
Não. Não estamos dizendo em hipótese alguma que essa pandemia é algo benéfico. Só estamos dizendo que o isolamento proporcionado por ela, levou as notícias acima, o que pode nos conduzir a uma reflexão sobre nossos hábitos de consumo e sobre valores que possuímos que podem ser mudados pós-pandemia e, quem sabe, nos conduzir a um futuro de preservação do planeta, de mais empatia e que ponha as pessoas, não o lucro, em primeiro lugar.
Apesar do filme já ter algum tempo, seu tema e ele mesmo se tornam bastante atuais e nos convidam a refletir sobre o futuro.