terça-feira, 28 de agosto de 2018

Geoplaylist (Trio de Ouro - Bom Dia, Avenida)

Depois de um longo tempo, voltamos com uma indicação que nos faz revisitar o passado para adentrarmos na questão do remodelamento das cidades, em especial a cidade do Rio de Janeiro. 

A música "Bom Dia, Avenida" do Trio de Ouro nos fala sobre a inauguração da Avenida Presidente Vargas no centro da cidade carioca. A avenida, com suas pistas largas e procurando facilitar o acesso ao centro da cidade, foi considerada à época um delírio pois não se acreditava que haveria a necessidade de ter uma avenida tão larga já que o número de automóveis que circulavam pela cidade não fazia frente a largura da avenida. 

A construção da avenida, foi um marco do remodelamento urbano na cidade carioca que já tinha passado pela mesma situação quando houve a construção da Avenida Central, atual Avenida Rio Branco, que inclusive é citada na música. 

Ambas as avenidas apontaram no sentido de modernização da cidade carioca, mas apresentam algumas pequenas diferenciações. 

É comum ver em toda a extensão da Avenida Rio Branco prédios de ambos os lados, formando um imenso corredor "fechado" que meio que apagou uma parte da história do nosso país, visto que poucos são os prédios de época que restaram em pé na Avenida. 

Já na Presidente Vargas, esse corredor fechado não se faz tão presente, pois a referida avenida apresenta áreas ao longo de sua extensão que não são "fechadas" como se vê na Avenida Rio Branco. 




Em sala de aula, propomos utilizar essa música para discutir o remodelamento urbano e suas transformações e modernizações ao longo dos anos. Para tal, pode ser pedido aos alunos que tragam (baixadas da internet) fotos antigas e atuais das duas avenidas e pedir a eles que indiquem as mudanças percebidas ao longo dos anos nas duas avenidas. 

Após esse levantamento, junto ao professor, essas mudanças seriam alvo de investigação, elencando os fatores que motivaram suas transformações e de que formas elas impactaram na cidade carioca. 

Apesar da música correr o risco de não ser muito popular entre as atuais gerações, vale a pena conferir e ouvir!. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário