Tido como um dos marcos da Guerra Fria, o Muro de Berlim sobre atualmente com o risco de desaparecer por completo da Alemanha.
O Muro foi feito por soviéticos e americanos para dividir a Alemanha em dois, impedindo que os que ficaram do lado Oriental do Muro (soviético) passassem para o lado Ocidental (norte-americano) e vice-versa separando diversas famílias que ficaram por anos sem se ver.
Sua queda em 1989 representou um dos marcos do fim da Guerra fria que culminou com o fim da União Soviética em 1991. A destruição do muro em 1989 foi televisionada e representou alívio para os alemães que o destruíram temendo que o mesmo pudesse retornar a qualquer momento, mesmo com sua destruição.
Atualmente só restaram poucos quilômetros do muro que possuía dezenas e dezenas de quilômetros e mesmo assim os poucos fragmentos do muro que resistiram ao tempo se veem ameaçados pela depredação ao longo do tempo e pelo pouco cuidado que tiveram com ele ao longo do tempo.
Não que seja motivo de orgulho manter preservado um monumento como esse, mas é importante sua manutenção para que não esqueçamos o porque de um dia aquele muro ter sido erguido e lembrarmos de não repetir este feito, mesmo que alguns ainda tentem e reproduzi-lo como o tão falado muro que divide palestinos e israelenses...
Segue abaixo um vídeo que mostra como está a situação atual do Muro de Berlim e como este marco da história se mostra mal conservado ao longo dos anos...
Clique aqui e assista o vídeo
Vídeo extraído de msn.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário