sexta-feira, 13 de abril de 2018

Geoplaylist (Gilberto Gil - Parabolicamará)

A dica de hoje para a sua playlist geográfica se trata de Parabolicamará de Gilberto Gil. 

Na música, podemos associar a letra com o atual momento da globalização na qual podemos resumir em uma frase que já foi até questão da CEFET onde era afirmado que hoje "o planeta se tornou pequeno e o mundo se tornou gigante".

Isso fica evidenciado logo nos versos iniciais da canção e nos convida a refletir sobre as denominações planeta e mundo e sua relevância no processo de globalização. 

Atualmente, com a informática e o avião, podemos perceber que o planeta (dimensão física da Terra) "encolheu" devido a rapidez com que atualmente percorremos enormes distâncias, ou, nos dizeres de David Harvey, uma "compressão do espaço-tempo". Para termos uma ideia, na época das grandes navegações, cruzar o Atlântico levava cerca de 3 meses; atualmente, com o avião, essa mesma distância é percorrida em menos de um dia! 

Isso nos mostra a evolução dos meios de transporte e a ideia de superação das distâncias geográficas como um obstáculo. 

Ao mesmo tempo, o mundo (dimensão cultural da Terra) se tornou gigante, pois, com o advento da internet, o acesso a informação se tornou praticamente ilimitado. Tal acesso ampliou a nossa visão de mundo e, hoje, nos permite investigar sobre qualquer coisa e conversar com pessoas de praticamente qualquer lugar do mundo sem sair de casa. 

Essa facilidade no acesso a informação torna o mundo gigante pela quantidade de informações que se tem disponíveis hoje, além é claro do acesso a praticamente todas as culturas no mundo. 

Esse contraponto entre planeta e cultura é visto durante a letra de Gilberto Gil e também nos permite estender este mesmo contraponto para um paralelo entre passado e presente. Pautados nisso, a nossa sugestão de atividade para o uso desta música é a seguinte:

Geralmente este tema pode ser visto tanto nos anos finais do fundamental II quanto no Ensino Médio, já que se encaixa em globalização. Assim, buscando antepor essa ideia de presente e passado, podemos solicitar aos alunos que realizem entrevistas com pessoas mais velhas para perguntar como a comunicação e as viagens eram feitas antigamente e traçar um comparativo com os dias atuais. 

Podem ser comparados os meios de transporte mais utilizados na época, o tempo da viagem, as complicações mais comuns; o mesmo pode ser utilizado para os meios de comunicação também, afinal de contas, quem é a criança ou adolescente que sabe hoje em dia o que foi um pager, por exemplo?

Os comparativos podem ser apresentados em forma de trabalho escrito em data a combinar e no dia da entrega as descobertas feitas pelos alunos podem ser levantadas em sala de aula por meio de um debate entre o presente e o passado em relação aos transportes e meios de comunicação tendo como pano de fundo a frase "planeta pequeno, mundo gigante". 



Nenhum comentário:

Postar um comentário