A indicação de hoje nos remete a uma tragédia que não deveria ter acontecido há 4 anos atrás e muito menos deveria ter se repetido agora.
Estamos falando dos "acidentes" de Mariana e Brumadinho em Minas Gerais. Ambos os acidentes são uma mistura de negligência com falta de fiscalização, seja pelas empresas, seja pelo Governo, seja pelas empresas contratadas para vistoriar as barragens, entre outros responsáveis.
A música "Cacimba de Mágoa" traz a união do grupo Fala Mansa com Gabriel, O Pensador para questionarem o que foi feito em relação aos sobreviventes pelos responsáveis da tragédia, o posicionamento das autoridades sobre o assunto, por que ninguém foi de fato punido, entre outras questões que permanecem sem respostas, no caso de Mariana, e caminham no mesmo sentido em Brumadinho.
Apesar da música ter sido feito quando ocorreu a tragédia em Mariana, a mesma se aplica a Brumadinho em sua totalidade e nos convidam a refletir sobre até que ponto vale a ganância e a exploração desenfreada e quantas vidas mais elas ainda irão custar.
Enquanto atividade, podemos sugerir que os alunos pesquisem sobre as áreas onde ocorreram os acidentes. O que se produzia lá, qual sua utilidade para a economia do país, as causas dos acidentes, os impactos ambientais, que medidas o Governo poderia ter tomado e não tomou, que punições foram aplicadas e quais foram de fato cumpridas. Essas são questões que podem nortear apresentações em forma de seminário em uma turma divida em grupos, cada qual com seu "tema" dentro desta questão.