terça-feira, 31 de março de 2020

Geoplaylist (Engenheiros do Hawaii - Toda Forma de Poder)

Em tempos onde a palavra de alguém que ocupa um cargo político, vale mais do que cientistas renomados e a OMS, trouxemos essa música que cabe, infelizmente, como uma luva na atuação em que vivemos. 

"Toda Forma de Poder" possui trechos interessantes que coincidem com o nosso momento (triste). Afinal de contas:

"E o fascismo é fascinante
E deixa gente ignorante fascinada
É tão fácil ir adiante e se esquecer
Que a coisa toda tá errada"



Não é mesmo?

segunda-feira, 30 de março de 2020

Cinema, Pipoca e Geografia! - Mauá (O Imperador e O Rei)

Seguindo com nossas indicações, hoje trazemos um filme que esbarra com a disciplina de História, mas que é de suma importância para a Geografia também. Estamos falando do filme "Mauá - O Imperador e o Rei". 

O filme conta a história do Visconde de Mauá e sua ascensão meteórica como um dos homens mais ricos do país à época. 

Mauá era um visionário de seu tempo e tinha pensamentos que iam de encontro ao pensamento vigente daquela época: um Brasil agrário, escravocrata e sem o menor interesse pela indústria.  



Mauá - O Imperador e o Rei - Filme 1999 - AdoroCinema




Mauá realizou diversos feitos no Brasil como trazer a iluminação pública, criar o Banco do Brasil e instalar a nossa primeira indústria; fatos esses que conferiram a ele o título de Visconde. Entretanto, por motivos vistos no filme (sem spoiler), Mauá começa a ser perseguido e a trama se desenrola... 

O filme é ótimo para fazer uma tabelinha com História traçando o panorama da época, enquanto a Geografia se encarrega da economia e de como ele pode ser considerado um tímido impulsionador da indústria no país, embora muitos considerem Vargas como tal. (não que ele não seja. Vargas deu um salto industrial importantíssimo no Brasil que fora acompanhado depois por J.K., mas é inegável que o primeiro salto, mesmo tímido, foi de Mauá).  

Como proposta de trabalho, podemos pedir aos alunos que, divididos em grupos, escolham uma realização ou idealização de Mauá que ainda esteja presente em nossas vidas ou que, pode até não estar mais presente, mas tem suma importância para nós hoje ou mesmo que permitiu desencadear uma ideia a partir de um pensamento dele e apresentar ao resto da turma em forma de seminários. 

É um ótimo filme e vale a pena conferir!

quinta-feira, 26 de março de 2020

Cinema, Pipoca e Geografia! - As Sufragistas

Continuando nossa série de indicações, hoje vamos a um dos filmes que retrata um dos momentos mais importantes da nossa História: a conquista das mulheres ao direito de votar e ao início da luta por direitos iguais. 

Nossa indicação se trata de "As Sufragistas". 

As Sufragistas - DVD - Saraiva


O filme mostra a lutas das mulheres para conseguirem o direito ao voto, passando pelos mais variados desafios em busca de seus direitos. Começando de forma passiva e passando a rebelião, as mulheres resistem e perseveram em seus objetivos. O filme não é só uma luta pelo direito ao voto, mas pela igualdade das mulheres em direitos em relação aos homens. 

Vale a pena conferir e refletir!.

quarta-feira, 25 de março de 2020

Série "Cai no Vestibular"

Caros leitores do blog. 

Você que nos acompanha fielmente já está sabendo que ao longo dessa semana, estamos colocando aqui vídeos e músicas relacionados a Geografia como forma alternativa de ajudá-los a estudarem durante esse período de quarentena. 

Hoje postaríamos sobre mais um filme, mas chegou ao nosso conhecimento uma série produzida pela TV Brasil chamada "Cai no Vestibular". Nela, professores de todas as disciplinas são convidados a dar uma aula de uns 10 a 15 minutos sobre um tema de presença constante no vestibular. 

Como achamos a iniciativa muito importante e pouco divulgada, vamos deixar aqui o link com os episódios já gravados para vocês assistirem. 



O programa vai ao ar diariamente e pode ser assistido tanto pela web quanto pelo canal da TV Brasil em sua cidade. 

terça-feira, 24 de março de 2020

Geoplaylist (Ataulfo Alves - Meus tempos de criança)

Continuando a nossa sequência de indicações diante desse período de quarenta, hoje vamos tratar de uma música que nos remete a um conceito da Geografia, geralmente abordado no 6° Ano.

Estamos falando do conceito de Lugar. Tal conceito está associado a um relação de pertencimento com determinado espaço, estabelecendo assim uma relação afetiva com ele.

Sendo assim, temos um conceito bastante subjetivo já que o lugar de alguém não é necessariamente um lugar para mim e vice-versa. Da mesma forma que pode ser para os dois ou não ser para ninguém.

Relacionado a música, o conceito de lugar se apresenta pois a letra se refere ao locais dos tempos de menino do compositor, com referências descritivas dos lugares que frequentava.

Apesar de um tanto antiga, a mesma serve ao propósito de apresentar o conceito de lugar, podendo até mesmo servir como pano de fundo para uma atividade como incentivar os alunos a fazerem alguns versinhos sobre espaços que consideram lugares, de acordo com o conceito em questão.





Lembrando aos leitores que este especial durante a época da quarentena faz parte de uma seção antiga do blog que indica músicas que tenham a ver com Geografia, chamada "Geoplaylist" cujas publicações anteriores podem ser facilmente encontradas em nossa barra de buscas.


segunda-feira, 23 de março de 2020

Cinema, Pipoca e Geografia! - Mil Dias

Em tempos de pandemia e quarentena, achamos mais conveniente postar diariamente, ao longo dessa semana, em princípio, postagens relacionadas a conteúdos de Geografia que possam ser abordados por meio de filmes, séries, músicas, documentários e etc. 

Por isso, vamos postar diariamente indicações para serem assistidas durante a quarentena para que você, estudante, vestibulando, curioso, professor, entre outros consiga se distrair para passar a quarentena, sem deixar de aprender. 

Esperamos que gostem das dicas e, caso você queira ver as anteriores, procurem em nosso buscador por "Cinema, Pipoca e Geografia!" e vejam as indicações que já fizemos.

Hoje a dica é por conta de uma série do canal History que fala sobre Brasília e sua construção, chamada "Mil Dias". 

Você pode acessar o conteúdo por este link

Embora, o acesso seja restrito a assinantes do canal, via tvs a cabo, a saga vale a pena ser acompanhada; ainda mais porque a atual capital nacional está fazendo 60 anos em 2020 e pode ser tema de vestibulares e do ENEM. 

Por ser tratar de uma série, a mesma pode ser maratonada sem problemas e podemos acompanhar não só os percalços da construção da capital nacional como os interesses por trás dessas construção. Além disso, também podemos ver alguns mitos sobre Brasília serem derrubados, como aquele que diz que a cidade foi projetada para parecer um avião. 

Em tempos de quarentena, o conhecimento também é sempre válido. 

Vale a pena conferir. 

terça-feira, 10 de março de 2020

As consequências do coronavírus para o mundo e como isso pode estar no seu vestibular

Um surto iniciado na China e que já se espalhou pelo mundo, acumulando milhares de casos entre suspeitas, confirmações e até mesmo óbitos. O Coronavírus virou assunto do momento, não só por conta de sua letalidade, mas também por chamar a atenção para certos aspectos da economia, passando pela maneira como produzimos e até mesmo pela velocidade com as quais estamos conectados e conseguimos nos deslocar entre pontos cada vez mais distantes e de maneiras cada vez mais rápidas. 

Diante deste cenário, não é difícil prever que o assunto pode estar presentes nos vestibulares e no ENEM pelo país, seja na Biologia, na Química e também na Geografa. Por isso, nós vamos elencar abaixo alguns apontamentos sobre o coronavírus e, fazendo um exercício de adivinhação, apontar como ele pode aparecer nos vestibulares. 

Em primeiro lugar, observe o mapa abaixo. 

Fonte: https://gisanddata.maps.arcgis.com/apps/opsdashboard/index.html#/bda7594740fd40299423467b48e9ecf6

Este mapa se refere aos casos de coronavírus registrados em tempo real pela Organização Mundial de Saúde (OMS), cujo o link você pode acessar na legenda do mesmo.  

Ao observá-lo atentamente, percebemos que a maioria dos casos de coronavírus estão acima da Linha do Equador. Num comparativo, quase não há casos abaixo dela e isso tem um motivo que pode virar questão de vestibular. 

O vírus se propaga melhor em clima frio. Pelo fato de ser uma espécie de gripe, o clima frio é o ideal para sua propagação. Neste início de ano, o hemisfério sul está em pleno verão enquanto o hemisfério norte está em pleno inverno; o que facilita a propagação do vírus neste último.

Os casos que tivemos abaixo da linha do Equador, são "importados", ou seja, pessoas que estavam nas áreas de contágio e viajaram para outros países. O clima quente inibe a propagação do vírus, até mesmo por conta dele ser sensível aos raios ultravioleta. 

Percebemos também que a Oceania apresenta o maior número de casos (até o momento em que esta postagem foi publicada) dentre as demais regiões do hemisfério sul. Isso se explica pela sua proximidade geográfica com a China, o que acabou facilitando a propagação do vírus. 

Outro aspecto também a ser abordado em relação ao coronavírus é a sua rápida propagação. 

Em tempos de auge da Globalização (união dos meios de transporte com os meios de comunicação), potencializada pelo avião e pela internet; viajar grandes distâncias se tornou uma questão de, no máximo, horas. Com os aviões, podemos cruzar o mundo em 24 horas e com a quantidade de voos que ocorrem pelo mundo, o coronavírus passar de uma epidemia (transmissão de país para país) para uma pandemia (transmissão de alcance global) é questão de tempo. 

A Globalização, em parte, permitiu que esse vírus se espalhasse rapidamente com alcance intercontinental. Agora, os países correm contra o tempo e adotam medidas para tentar frear essa epidemia e controlá-la ao ponto de extingui-la.   

Lembramos que, até a publicação desta postagem, o coronavírus está classificado como epidemia, mas corre o risco de virar pandemia. 


Outro aspecto presente relacionado a esta doença é o econômico. 

Como medo do contágio, a economia global está vivendo uma época tenebrosa, com bolsas de valores batendo recordes cada vez mais negativos.  

Isso se deve ao fato de diversas fábricas suspenderem suas produções pela falta de insumos, geralmente adquiridos em outros países, por medo dos insumos estarem contaminados pelo vírus. 

Soma-se a isso, o fato da China, por conta de sua mão de obra barata, hospedar grande parte da produção de diversos fabricantes que atuam globalmente. Com o surto no país e a fabricação de produtos sendo até mesmo suspensa em alguns casos, não será de se estranhar que alguns produtos subam de preço pela falta deles no mercado. 

Acrescenta-se também o prejuízo às companhias aéreas que tiveram quedas bruscas na compra de passagens aéreas. Além de setores como o turismo que está sofrendo duros golpes, principalmente com as restrições aos países com casos da doença, cuja população em geral é incentivada a não visitar lugares turísticos e a ficar em casa. 

Inclusive eventos como feiras mundiais, shows e com grandes aglomerações estão sendo até mesmo cancelados por medo de aumentar o risco de contágio. Já se cogita até mesmo a suspensão ou adiamento das olimpíadas de Tóquio

A lista não para também para as gigantes internacionais, especialmente as do varejo, como a Amazon. Essas empresas vendem mercadorias para todo o mundo e de todo o mundo. Com a epidemia do coronavírus, suas vendas serão seriamente prejudicadas, pois a população fica com receio de comprar produtos vindos de países com casos registrados. 

Ainda temos também a questão dos equipamentos de prevenção ao vírus como as máscaras cirúrgicas e o álcool em gel que estão batendo preços cada vez mais altos, além de já apresentarem escassez em alguns lugares.

E correndo por fora, temos uma disputa entre Rússia e OPEP relacionada ao controle do preço do petróleo, onde o grupo sugeriu um corte na produção de petróleo (que já desvalorizou 30%) que foi recusado pelo russos, iniciando uma queda de braço entre ambos, o que pode agravar ainda mais o cenário econômico de crise fomentada pelo coronavírus. 

Muita coisa ainda pode acontecer diante deste cenário de tensão causado pela epidemia, mas algumas coisas já se desenham e podem aparecer nos vestibulares e ENEM. Fizemos aqui apenas alguns apontamentos para ajudar nos estudos acerca desse tema novo que pode ser figurinha certa nos exames deste ano. 


Update: no dia seguinte a essa postagem, o coronavírus foi decretado como pandemia pela OMS



terça-feira, 3 de março de 2020

Geoplaylist (U2 - Sunday Bloody Sunday)

O primeiro geoplaylist desse ano é uma sugestão de algo que, infelizmente, pode voltar acontecer, especialmente após o Brexit. 

Estamos falando da música tocada pela banda U2 "Sunday Bloody Sunday". Apesar de antiga, a música marca um conflito de anos envolvendo a Irlanda do Norte e a Inglaterra e que depois causou episódios de violência entre as Irlandas, em linhas gerais por motivos religiosos. 

No início dos anos 70, na Irlanda do Norte, parte da população saiu às ruas para protestar contra medidas impostas pelo governo inglês. A ideia era levar os protestos à Câmara Municipal, mas a polícia inglesa impediu a chegada dos manifestantes através de barricadas. 

Alguns manifestantes atiraram garrafas e outros objetos na polícia que revidou atirando, matando 14 pessoas, muitas delas com tiros nas costas. Por ter acontecido em um dia de domingo, o episódio ficou conhecido como "domingo sangrento" e ganhou grande repercussão mundial. 

O governo inglês, à época, usou a mídia para justificar seu ato violento, só se retratando mais de 30 anos depois. Já as famílias e sobreviventes desse episódio, buscavam maneiras de fazer com que o governo inglês respondesse por seus atos. 

Em tempos de Brexit, onde questões envolvendo as fronteiras entre Irlanda e Irlanda do Norte não foram resolvidas, tensões entre os dois países podem voltar à tona e, em casos extremos, episódios como o "domingo sangrento", podem tornar a acontecer.   



A música serve de alerta para essa situação, além de servir de link para as consequências que um Brexit sem acordo pode implicar. 

Apesar da letra triste, vale a pena conferir e refletir sobre ela e sobre esse episódio.

Ainda mais quando, em terras tupiniquins, a própria autoridade máxima atenta contra a democracia e os direitos civis...