O primeiro geoplaylist desse ano é uma sugestão de algo que, infelizmente, pode voltar acontecer, especialmente após o Brexit.
Estamos falando da música tocada pela banda U2 "Sunday Bloody Sunday". Apesar de antiga, a música marca um conflito de anos envolvendo a Irlanda do Norte e a Inglaterra e que depois causou episódios de violência entre as Irlandas, em linhas gerais por motivos religiosos.
No início dos anos 70, na Irlanda do Norte, parte da população saiu às ruas para protestar contra medidas impostas pelo governo inglês. A ideia era levar os protestos à Câmara Municipal, mas a polícia inglesa impediu a chegada dos manifestantes através de barricadas.
Alguns manifestantes atiraram garrafas e outros objetos na polícia que revidou atirando, matando 14 pessoas, muitas delas com tiros nas costas. Por ter acontecido em um dia de domingo, o episódio ficou conhecido como "domingo sangrento" e ganhou grande repercussão mundial.
O governo inglês, à época, usou a mídia para justificar seu ato violento, só se retratando mais de 30 anos depois. Já as famílias e sobreviventes desse episódio, buscavam maneiras de fazer com que o governo inglês respondesse por seus atos.
Em tempos de Brexit, onde questões envolvendo as fronteiras entre Irlanda e Irlanda do Norte não foram resolvidas, tensões entre os dois países podem voltar à tona e, em casos extremos, episódios como o "domingo sangrento", podem tornar a acontecer.
A música serve de alerta para essa situação, além de servir de link para as consequências que um Brexit sem acordo pode implicar.
Apesar da letra triste, vale a pena conferir e refletir sobre ela e sobre esse episódio.
Ainda mais quando, em terras tupiniquins, a própria autoridade máxima atenta contra a democracia e os direitos civis...
Nenhum comentário:
Postar um comentário