Desde a década de 60 que as palavras "desenvolvimento sustentável" permeiam o noticiário. À época, a humanidade estava tendo sua tomada de consciência em relação a poluição e a degradação do meio ambiente, bem como de suas consequências e a urgência de reverter esse quadro o quanto antes.
Neste cenário, vários exemplos se multiplicavam sobre como preservar o meio ambiente e de como promover um uso sustentável de seus recursos. Entretanto, a destruição dele ainda continua presente e sofremos a cada ano com as consequências de um aquecimento global que se apresenta como irreversível, se nada for feito de maneira global e eficaz.
A nossa dica de hoje, pinça um ponto dentro desta enorme e complexa questão. O documentário "Que mundo é esse?" traça uma relação entre os continentes africano e europeu acerca do lixo eletrônico. No vídeo, é possível ver como os europeus se livram de seus lixos, simplesmente os transportando para outros lugares; no caso em questão, para a África.
Também é abordado pelo documentário os motivos que levam países a aceitarem esse lixo eletrônico e que destino eles recebem ao chegarem ao continente. Além disso, também é reforçado a falta de estrutura para reciclar todo esse material que chega, sem mencionar a forma como o mesmo é tratado, em sua maioria, causando sérios danos não só ambientais, mas também aos seres humanos que o manipulam de forma incorreta.
Serve também como exemplo para observamos aquilo que se esconde a sombra do consumismo que é o destino daquilo que descartamos e que, muitas vezes, estão em perfeitas condições de uso, mas que a propaganda nos leva a consumir, produzindo assim mais lixo, mais danos ao meio ambiente e à saúde humana.
Além do documentário, para se aprofundar um pouco mais nesse questão, sugerimos que antes de assisti-lo, seja visto este curta chamado a história das coisas.
Em tempos de completo descaso com o meio ambiente e de retrocesso nos programas de preservação por parte do Governo Federal, alertas como esses dos documentários indicados nos servem para mostrar a importância da preservação do meio ambiente e do consumo consciente para que assim possa existir algo para as gerações futuras além de escassez de recursos, fome e miséria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário