Seguindo com nossas indicações, hoje trazemos um filme que esbarra com a disciplina de História, mas que é de suma importância para a Geografia também. Estamos falando do filme "Mauá - O Imperador e o Rei".
O filme conta a história do Visconde de Mauá e sua ascensão meteórica como um dos homens mais ricos do país à época.
Mauá era um visionário de seu tempo e tinha pensamentos que iam de encontro ao pensamento vigente daquela época: um Brasil agrário, escravocrata e sem o menor interesse pela indústria.
Mauá realizou diversos feitos no Brasil como trazer a iluminação pública, criar o Banco do Brasil e instalar a nossa primeira indústria; fatos esses que conferiram a ele o título de Visconde. Entretanto, por motivos vistos no filme (sem spoiler), Mauá começa a ser perseguido e a trama se desenrola...
O filme é ótimo para fazer uma tabelinha com História traçando o panorama da época, enquanto a Geografia se encarrega da economia e de como ele pode ser considerado um tímido impulsionador da indústria no país, embora muitos considerem Vargas como tal. (não que ele não seja. Vargas deu um salto industrial importantíssimo no Brasil que fora acompanhado depois por J.K., mas é inegável que o primeiro salto, mesmo tímido, foi de Mauá).
Como proposta de trabalho, podemos pedir aos alunos que, divididos em grupos, escolham uma realização ou idealização de Mauá que ainda esteja presente em nossas vidas ou que, pode até não estar mais presente, mas tem suma importância para nós hoje ou mesmo que permitiu desencadear uma ideia a partir de um pensamento dele e apresentar ao resto da turma em forma de seminários.
É um ótimo filme e vale a pena conferir!
Nenhum comentário:
Postar um comentário