Os grupos varejistas Ricardo Eletro e Insinuante anunciaram hoje a fusão de seus negócios tornando-se assim a segunda maior rede varejista do país. Logicamente que tal fusão é uma resposta ao conglomerado do grupo Pão-de-Açúcar que adquiriu recentemente o Ponto Frio e as Casas Bahia.
Essas fusões mostram uma tendência neste setor que são as formações dos mega conglomerados que por sua vez podem ter seus prós e contras: As empresas podem conseguir a realização de compras maiores junto a indústria, favorecendo assim a venda mais barata de produtos; como também podem levar ao desemprego conjuntural de vários trabalhadores.
Essas fusões mostram uma tendência neste setor que são as formações dos mega conglomerados que por sua vez podem ter seus prós e contras: As empresas podem conseguir a realização de compras maiores junto a indústria, favorecendo assim a venda mais barata de produtos; como também podem levar ao desemprego conjuntural de vários trabalhadores.
O comércio varejista do Brasil vai assistir nesta segunda-feira a mais uma grande movimentação. Após a fusão entre Casas Bahia e Pão de Açúcar, os grupos Insinuante, da Bahia, e Ricardo Eletro, de Minas Gerais, anunciam hoje a união das operações. A fusão criará a segunda maior rede varejista do País, superando o Magazine Luiza. O acordo será anunciado à imprensa por volta das 12h, em um hotel de São Paulo.
De acordo com o jornal Folha de São Paulo, a nova companhia terá 480 lojas, em 17 Estados do País. O faturamento do grupo deverá chegar a R$ 4,6 bilhões anuais.
A gestão da empresa será compartilhada entre os dois grupos, cada um com 50% do controle. Ricardo Nunes, da Ricardo Eletro, deverá ficar com o comando da nova empresa, enquanto Luis Carlos Batista, da Insinuante, comandará o conselho de administração.
A Insinuante foi criada em 1959, em Vitória da Conquista, na Bahia, e possui cerca de 220 lojas. A mineira Ricardo Eletro, por sua vez, iniciou os negócios em 1989, em Divinópolis, e conta com aproximadamente 240 lojas no País.
Nos últimos anos, as duas redes travavam uma disputa pesada na região Nordeste, grande filão de crescimento do consumo do País. A rede Insinuante, que esteve no páreo para comprar o Ponto Frio - adquirido na metade do ano passado pelo Grupo Pão de Açúcar - teria visto na união com Ricardo Eletro uma forma de rebater o avanço do próprio Pão de Açúcar.
Com o crescimento do poder de consumo da classe C, concentrada especialmente na região Nordeste, as redes regionais tendem a se fortalecer para brigar por esse consumidor emergente e fazer frente ao megaconglomerado formado por Pão de Açúcar e Casas Bahia.
(Com informações da Agência Estado)
Extraído de ig.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário