sexta-feira, 23 de março de 2018

Cinema, Pipoca e Geografia! (House - T5 E4)

Resultado de imagem para house 5 temporada episódio da chinesa



Talvez esta indicação soe até estranho para alguns já que se trata de um seriado médico, podendo até ser vista como uma "forçação" de barra da nossa parte, mas a indicação de hoje se trata do já findado seriado House. 

No enredo, uma equipe médica liderada por um rabugento, porém brilhante médico desvenda casos médicos aparentemente impossíveis de serem resolvidos. 

Mesmo com um foco totalmente avesso a disciplina sobre a qual ousamos escrever, a dica de hoje se refere ao episódio 4 da quinta temporada. 

Nele, uma jovem chinesa adotada sofre uma série de problemas médicos durante uma viagem para encontrar seus pais biológicos. É nesse entremeio que a nossa indicação entra. 

A jovem aparenta ter seus 30 anos de idade. Nessa época, imperava na China a política do filho único, onde o governo chinês por conta da superpopulação de seu país e dos diversos problemas causados por isso, persistentes até hoje, institui a lei do "filho único". 

Diante disso, muitos casais acabaram cometendo certas atrocidades para evitar o segundo filho, mesmo depois de nascido. Há também uma certa preferência, no continente asiático como um todo, por filhos homens, o que pode levar, caso o primeiro filho seja menina, a também atentarem contra sua vida, em busca do filho e não da filha. 

Não querendo dar spoiler, embora a série já tenha chegado ao fim, são exatamente estas atrocidades que aparecem no seriado e podem servir como indicação para permear o assunto da política do filho único, ao falarmos sobre China, o que ocorre nos anos finais do fundamental bem como do Ensino Médio. 

A indicação fica para conhecimento de causa acerca do tema, que pode dar uma ideia do que acontecia aos bebês indesejados à época da política do filho único; Afinal de contas, essa questão do "então, o que eles faziam?" sempre surge quando se é levantado esse tema em sala aula. 

De qualquer modo, mesmo que seja por conhecimento de causa, vale a pena conferir!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário