domingo, 3 de julho de 2011

Ensaio e ressalva sobre a UPP

Já publiquei aqui em posts anteriores (1) (2) (3) ensaios sobre as UPPs e os motivos que acredito que estão por de trás de sua implantação. Pois bem, com um comentário recebido de um leitor do blog, a quem agradeço o comentário, que atentou para um descuido meu, resolvi reexaminar os posts e em cima dos mesmos continuar a fundamentar minha hipótese. Para isso, peço que observem o mapa abaixo. Se ficar muito ruim a visualização do mapa, CLIQUE AQUI.















O mapa está um pouquinho defasado, pois outras unidades já foram inauguradas, como a do Engenho Novo, mas ele serve para demonstrar minha hipótese. 

Com as olimpíadas e a Copa do Mundo chegando a nossa cidade, uma questão histórica que assola a nossa cidade se colocou na mesa dos governantes com rápida urgência em ser resolvida, leia-se maquiada, a segurança. 

Diante desses novos eventos que atrairão milhões de pessoas, nosso governo teve de pensar em uma solução para resolver a questão da segurança, não nossa, mas daqueles que virão aí... 

Com isso se pensou nas UPPs e sua implantação gerou, e ainda gera,  todo aquele circo televisivo que assistimos pela televisão. Impossível não se recordar da cena dos bandidos correndo da Vila Cruzeiro ao vivo no RJTV não ?

Pois bem, o esquema vem sendo implantado e diversas UPPs existem e outras tantas serão implantadas... Contudo, como geógrafo em formação que sou, achei no mínimo curiosa, mas nada espantosa, a distribuição espacial dessas UPPs e queria dividir isso com vocês.

Analisando esse mapa, vemos que a maioria esmagadora das UPPs estão localizadas na Zona Sul da nossa cidade (até aí nenhuma novidade, pois tudo o que é pra melhorar a cidade é implantando lá). Se nos remetermos a 2014, ano da Copa, e 2016, ano das olimpíadas, onde será que os turistas vão se hospedar ? Nem preciso responder... E é fato que com tanto gringo circulando por aqui é impossível não ver que também muito dinheiro estará andando por aí; e vai ficar muito feio as pessoas saírem daqui queimando o filme do Rio, além do que já fazem, dizendo que foram assaltadas aqui. Então... UPPs  para garantir  a segurança dos gringos...

Se observarmos também, vamos ver que há grandes concentrações de unidades das UPPs no centro da cidade, pois bem... Por onde todos esses gringos virão, pelo menos de forma maciça ? Pelo ar.

Pois é, se olharmos atentamente o mapa, vamos ver que há UPPs nas proximidades dos dois aeroportos da cidade. Mas o motivo não para só aí não, o centro é a principal ligação da cidade com todo o resto dela e as delegações vão circular de um canto pro outro para as arenas esportivas e como quase tudo converge pro centro da cidade aqui no Rio, pode ser que volta e meia eles tenham que passar pelo centro. Então, para recepcionar bem os gringos e garantir o seu deslocamento seguro pela cidade, UPPs no centro da cidade. 

Pois bem, como disse mais acima esse mapa está um pouquinho defasado, está faltando aí a UPPs do Bairro do Engenho Novo, por exemplo. Finalmente uma UPP na Zona Norte do Rio você pode  pensar, sim sim, mas pra você que é do Rio, Engenho Novo, esportivamente te remete direto a uma imagem não é ?. Pra você que não é ou que ainda não entendeu o que digo, estou me referindo ao Engenhão. Tido como o estádio mais moderno do Brasil, o mesmo também será usado tanto na Copa do Mundo quanto nas Olimpíadas. Agora pense comigo, UPP no Engenho Novo, próximo do Engenhão... Pois é... A galera que vai competir e ver os jogos nos Engenhão precisa se sentir segura não é mesmo ?

Mas aí você pode olhar e dizer que há uma UPP na Zona Oeste, a do Jardim Batan (agradeço mais uma vez ao comentário do leitor que me permitiu fazer essa correção, pois tinha confundido essa UPP com a do morro São João, que é a do Engenho Novo). Nisso não há como refutar, afinal está lá. Mas o que pouca gente sabe é que essa UPP foi criada em resposta ao assassinato de três policiais naquela área. É triste dizer, mas essa UPP foi um cala a boca do governo.

Então... O que eu quis dizer com tudo isso ?

Quis e quero dizer que o projeto de UPP nada mais é do que uma maquiagem no problema da segurança da cidade que se prepara para receber milhões de pessoas durante esta década e que não pode deixar uma impressão ruim em seus visitantes, ou pelo menos piorar as que eles já possuem. É triste dizer, mas UPP não foi feita pra pacificar a cidade, foi feita pra garantir segurança de gringo. Tanto é que a maior reclamação das comunidades que receberam a UPP é a de que elas não possuem um projeto social e que a primeira coisa que subiu depois que as UPPs foram instaladas não foi o Estado, mas sim caminhões de TVs por assinatura, de Provedores de Internet, de companhias de Luz....

Se o projeto da UPP fosse acompanhado de um projeto social tão grande quando foi esse projeto das UPPs, com certeza a cidade teria melhoras consideráveis e principalmente as comunidades que receberiam essas unidades. Mas, como o projeto é garantir a segurança e o bem-estar dos que vem de fora e não o nosso, infelizmente teremos que conviver com isso por um bom tempo... 

Posso até estar errado, mas será que haverá futuro para as UPPs pós Copa e Olimpíadas ?... Prefiro esperar, cético disso diga-se de passagem, para ver...

Ah, sim e antes que digam, não sou contra a realização dos eventos aqui, mas é meu papel de Geógrafo mostrar aqui a verdade sobre as coisas... É inegável que tanto a Copa do Mundo quanto as Olimpíadas trarão milhões de reais para cidade carioca. O que seria ótimo se esse dinheiro fosse revertido para melhorias na cidade e nas condições de vida de sua população, algo que sabemos que não será feito...

Mapa extraído de ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário