quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Cinema, Pipoca e Geografia! - O Rei Leão


Depois de um longo e tenebroso inverno, voltamos com as indicações de filmes. Esta indicação trata-se de um dos maiores clássicos da Disney e que marcou a infância de muita gente durante a década de 90: O Rei Leão. 

Desenho produzido em 1994, o filme é ótimo para abordar o continente africano em termos de paisagem, vegetação, clima e relevo; se você preferir pode chamar de aspectos físicos. 

Isso pode ser percebido em alguns aspectos:

  • Quando Mufasa e Simba estão conversando, logo no início do desenho sobre o "ciclo da vida", podemos ver a vegetação de Savana no filme e podemos identificar porque ele é conhecida como uma "vegetação de dois andares". 
  • No desfiladeiro, onde Simba foge dos Gnus, podemos perceber o que parece ter sido no passado um rio que pode ter secado definitivamente, mas seu caminho foi preservado; ou um rio intermitente que estava vivendo seu período de seca. Podemos considerar também um recuo do mar naquela área que deixou suas marcas ao longo do tempo. 
  • Quando Timão e Pumba encontram Simba e o levam para um local que pode ser comparado a uma floresta tropical, comparável as que temos no Congo, por exemplo. 
  • Quando Simba, já crescido, resolve retornar para tomar seu lugar como rei, cruza o deserto (podemos fazer uma alusão tanto ao Saara quanto ao Kalahari). 

Além de ser um dos melhores desenhos da Disney (pra mim, o melhor) "O Rei Leão" em termos de visualização pode ser muito útil para ajudar os educandos e é sempre bom ver e revê-lo. 


Agradeço a inspiração deste post a minha ex-aluna Maria Eduarda que por sua "devoção" ao filme me fez pensar no mesmo e reparar nestes aspectos... (Obrigado "filhota")




4 comentários: