terça-feira, 12 de julho de 2016

Cinema, Pipoca e Geografia! - Ele Está de Volta

A indicação de hoje trata-se de um filme que te convida a pensar e que pode gerar uma ótima discussão nas séries finais do Ensino Médio. Estamos indicando hoje o filme "Ele está de volta".



O filme, baseado num livro de mesma tradução, aborda uma questão um tanto delicada, mas que te convida a uma reflexão profunda: Como seria se Hitler vivesse nos dias de hoje?

Fazendo uma "ressuscitação" de Hitler para os dias de hoje, o filme especula quais seriam suas atitudes e pensamentos frente aos dias atuais. A partir de uma história elaborada, o mesmo viaja pela Alemanha, num estilo documentário, onde aborda e é abordado por pessoas (não atores, pessoas!) nas ruas e conversa com as mesmas. 

O chocante disso tudo, sem dar muitos spoilers no filme, é que seu discurso de décadas atrás, que todos sabem como terminou (ou será que não terminou?), encontra ecos na população atual. Suas ideias, com uma roupagem mais moderninha, encontram simpatizantes em sua jornada pela Alemanha.

Não vamos entrar aqui num reducionismo de achar que todo o alemão sente saudade do fuhrer. Podemos até usar um outro filme para ilustrar isso, também muito bom, chamado "Operação Valquíria". O ponto aqui é que seus discurso ainda reverbera, só que agora sobre outra roupagem e outro nome: "xenofobia". 

Não é difícil de encontrar, em uma busca rápida, notícias que relacionem a xenofobia aos dias atuais, principalmente ligadas ao continente europeu. Não à toa, cada vez mais partidos de extrema direita estão ganhando força e posições nos congressos europeus. 

A ideia do filme é te convidar a refletir sobre como atualmente temos condições semelhantes as que encontramos há uns 70 anos e que levaram o povo alemão, à época, a eleger este cidadão. Além de também mostrar como ele tinha a famosa lábia, mas principalmente quem verdadeiramente era a pessoa por trás dela. 

Sem nos estendermos mais, deixamos aqui a nossa recomendação sobre esse filme que pode gerar um ótimo debate para os alunos do Ensino Médio. É um ótimo filme e que vale, e muito, a pena conferir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário