terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Geoplaylist - (Arlindo Cruz - Meu Lugar)

Caros Leitores do Blog, 

Depois de um breve recesso, com um retorno atrapalhado por problemas técnicos, voltamos a nossa publicação semanal no blog, comumente às terças-feiras. 

Este ano, daremos início a uma nova seção dentro do blog. Além das indicações de filmes que tenham a ver com Geografia, que você pode acessar pesquisando na barra de buscas no alto deste blog, buscando pelo título "Geografia, Pipoca e Cinema!"; agora também faremos indicações sobre músicas que permeiam a disciplina e podem ser utilizadas em sala de aula para reforçar determinados conteúdos. 

Para dar início a esta série, hoje vamos começar com uma música que aborda uma das categorias da Geografia apresentada geralmente ao 6° Ano tão logo inicia-se o ano letivo. Estamos falando do conceito de Lugar.

A música é "O Meu Lugar" de Arlindo Cruz, que você pode conferir no clipe abaixo. 


A música aborda um conhecido bairro do Rio de Janeiro, Madureira, que foi local de nascimento do compositor. Ao longo da letra o cantor faz uma homenagem e retrata pequenas passagens suas pelo bairro. 

De refrão fácil e "chiclete" a música pode ser utilizada junto aos alunos para abordar o conceito de Lugar. Nesta letra fica clara a ligação afetiva do cantor com o bairro, sendo este o preceito a ser explorado para a introdução do conceito de Lugar, para a Geografia. 

Como atividade, podemos solicitar aos alunos que façam um pequeno poema ou texto sobre o lugar onde moram em data a combinar. Auxiliados pelo professor(a) de Português, eles podem apresentar seus textos como forma de avaliação pelo professor(a) que se valerá de seu conhecimento para explorar não só o conceito de Lugar, mas o leque de conceitos para os quais podemos abarcar a partir do mesmo. 

Além de promover uma atividade diferente, há também uma maior fixação do conteúdo exposto em sala de aula. A atividade lança mão também da interdisciplinaridade, podendo ser pontuada também pelo professor(a) de língua portuguesa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário