terça-feira, 12 de setembro de 2017

Geoplaylist - (Titãs - Disneylândia)

A indicação de hoje é até um pouco batida por ser figurinha carimbada em vestibulares e concursos da vida, mas achamos que vale a pena ser comentada hoje exatamente por este motivo.

Estamos falando de Disneylândia, dos Titãs. A música pode ser utilizada como porta de entrada para um tema que começa a ser visto no 9° Ano, a globalização. 

Dado o atual estágio deste processo, estamos vivendo uma intensa troca de fluxos de mercadorias, pessoas, culturas e capitais oriundos da união entre os meios de transporte e os meios de comunicação. Como a atual geração nasceu praticamente imersa neste processo, participa do mesmo sem se dar conta, muita vezes, de como a globalização está presente no seu dia-a-dia. 

Como proposta de trabalho para a música, podemos sugerir que os alunos, façam uma relação da nacionalidade dos produtos que consomem desde suas roupas, passando pelos alimentos, até mesmo a música que ouvem. A partir deste levantamento pode-se trabalhar com eles o despertar desta noção sobre como estamos envoltos por este aspecto da globalização e, a partir disso, desmembrar seus mais diversos aspectos. 


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário