segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Curiosidades da UPP

Durante as férias, eu estava olhando a reportagem sobre o mapa das UPPs implantadas e percebi algumas coisas um tanto quanto curiosas...

- Percebam já de cara durante a apresentação do mapa que a maioria esmagadora das UPPs encontra-se na Zona Sul do Rio (Tá, essa não é novidade mas vale a pena apontar). Mas pára um pouco pra pensar: quando ocorrerem a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, onde será que os turistas e as delegações vão se hospedar ? (Também sei que vão jogar a balela de que a Barra é Zona Oeste e não Zona Sul, agora vai dizer isso a certos moradores da Barra...)

- Prestem atenção também que enquanto o repórter explica sobre as UPPs ele aponta diversas comunidades e dizem que elas estavam sobre o poder de uma mesma facção (ele não diz mas é o comando vermelho)e se vocês repararem bem a maioria esmagadora das comunidades dominadas "pertencia" ao comando vermelho e umas poucas unidades pertencem a "outra facção" para usar as palavras do repórter. O curioso disso é que quando se ataca uma unica facção com tanta intensidade assim soa mais como retaliação do que outra coisa, não acha ? 


                                   

Eu já mencionei aqui os prós e contras das UPPs em posts anteriores. Contudo, continuo cada vez mais convencido de que há o motivo de fachada (livrar a cidade do tráfico de drogas) e o real motivo (garantir a segurança dos turistas durante a Copa e as Olimpíadas).

Vídeo extraído do site globo vídeos.

2 comentários:

  1. amigo, passei por aqui pois estou pesquisando essa questão de upp's para minha monografia! gostaria de te avusar sobre uma correção, o Jardim Batan, fica na zona oeste! pois moro no mesmo.

    ResponderExcluir