sexta-feira, 9 de março de 2012

1 ano do terremoto e tsunami que atingiram o Japão

No próximo domingo, 11 de março, completará 1 ano do desastre que varreu parte do Japão ano passado. O terremoto e o tsunami que atingiram o país, acabaram até provocando um acidente nuclear, o que piorou ainda mais a situação do país resultando em milhares de mortos e desaparecidos. 

Apesar disso, as áreas afetadas entraram em largo processo de reconstrução. O que pode ser visto clicando aqui.

Mesmo com o processo de reconstrução, que demandará um investimento de 400 bilhões de Reais, o equivalente aproximadamente ao PIB de Portugal, é difícil dizer quanto tempo levará para que todas as áreas atingidas sejam recuperadas. Fato é que esse desastre ficará na nossa memória e, principalmente, na dos japoneses.

O fenômeno natural que provocou o terremoto se deve as placas tectônicas que se movimentam uma ao lado da outra, ou uma sobre a outra, ou até mesmo uma por baixo da outra. Geralmente quando esses movimentos ocorrem sob muita pressão, ocasionam os terremotos. Dependendo da força dos movimentos os tremores podem nem ser sentidos ou causar verdadeiras devastações como a do Japão.

Para melhor compreensão desse processo, não só no Japão, mas ao longo do planeta, há esse vídeo que é bem didático para explicação deste fenômeno. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário