quinta-feira, 13 de novembro de 2014

25 anos do Muro de Berlim


Antes de iniciar a postagem de hoje, queria me desculpar pela demora nas publicações. Tive problemas ao trocar de provedor e isso me deixou sem conexão durante uma semana, mas agora voltamos a nossa programação normal... 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

No último domingo comemorou-se os 25 anos da derrubada de um dos símbolos mais marcantes da Guerra-Fria e, segundo alguns autores, o primeiro sinal de quebra da URSS; a queda do muro de Berlim. 

O muro implementando durante a Guerra-Fria e diante da política da cortina de ferro, em uma Alemanha já dividida em Alemanha em Oriental e Ocidental durante anos. Sendo a mesma reunificada apenas em 1990. 

Fonte: pessoas.hsw.uol.com.br

O muro construído na década de 60, separou famílias, amigos e amores que foram impedidos durante anos de se verem, pois atravessar de um lado para o outro do muro era proibido. 

A construção do muro foi uma tentativa de impedir a passagem do lado soviético para o lado capitalista, haja visto que este último era bem mais desenvolvido. A política da cortina de ferro ganhava assim mais um capítulo. 

A derrubada do muro se deu em 1989 e foi um marco durante a guerra fria. Milhares de alemães, dos dois lados do muro, se dirigiram ao mesmo com marretas, picaretas e quaisquer objetos que pudessem abater aquele símbolo de um mundo bipolar que estava dando sinais de que iria ruir... O que não demorou muito a acontecer depois disso, é bom que se diga... 

A data foi lembrada e comemorada na Alemanha e balões representaram a divisão do muro de Berlim, já que o original foi posto a baixo e apenas partes dele ainda permanecem lá, e outras estão ao redor do mundo. 

Para os mais jovens fica o exercício da reflexão de como deveria ser difícil viver em um país dividido, tendo sua família e seus amigos divididos forçadamente. Já para os mais antigos é um exercício de memória daqueles tempos difíceis, mas que finalmente encontraram seu fim e que hoje e sempre merecem sim ter seu fim comemorado. 

Abaixo um vídeo de um doodle do Google sobre os 25 anos da derrubada do muro.   




Nenhum comentário:

Postar um comentário