terça-feira, 18 de agosto de 2015

13/08/15 Dia da Sobrecarga da Terra

Desde o início deste milênio o dia da Sobrecarga da Terra faz parte de nossas vidas... Apesar de já lidarmos com ele, basicamente desde a primeira Revolução Industrial, o dia da Sobrecarga da Terra se comemora sempre que a demanda de recursos naturais da Terra para o ano é esgotada antes do tempo pelo homem. 

Há 15 anos atrás, esse dia foi "comemorado" em outubro. Agora, o dia chega com dois meses de antecedência em relação ao ano de 2000, revelando o quão desenfreado anda o consumismo e o desperdício por parte dos seres humanos. 

Cientistas alertam que se continuarmos nesse ritmo, a Terra, obrigada a trabalhar "no vermelho", sofrerá consequências irreversíveis, dificultando cada vez mais a nossa existência aqui. Tais fatos se refletem nos números relacionados ao desmatamento, a escassez de água e a arenização dos solos. 

Por mais que medidas estejam sendo tomadas para minimizar essa situação, ainda estamos longe do ideal para que o planeta volte a trabalhar "no azul". Por mais que tecnologias que buscam o desenvolvimento sustentável estejam em voga há mais de 40 anos, ainda estamos engatinhando no objetivo de reverter este quadro que se apresenta desolador. Mas, nem tudo é pessimismo. 

Uma solução para que essa data seja extinta do calendário é um trabalho global que conte com o empenho de todas as nações, mas sem aquele famoso jogo de empurra que acontece em toda COP, por exemplo. Sem uma união que supere nacionalidades, credos e ideologias em prol do bem da humanidade, vamos assistir a raça humana definhar aos poucos e datas como essa se proliferarem aos montes.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário