terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Brexit perto do capítulo final?

Mais um capítulo da novela do Brexit se desenhou esta semana quando a primeira ministra britânica decidiu adiar a votação do Brexit, o que soou como um recuo para evitar uma derrota eminente. 

Encurralada entre opositores (que não desejam o Brexit) e membros e aliados do seu partido (que acreditam que o acordo costurado entre UE e Reino Unido é insatisfatório), a primeira ministra parece não saber dar prosseguimento ao "divórcio" entre o Reino Unido e o bloco europeu. 

Aliás, essa novela se arrasta desde 2016 quando fora realizado o famoso referendo (consulta à população) sobre a possibilidade de saída do Reino Unido da União Europeia. Naquela época, o intento era retirar as "terras da rainha" do acordo, pois a guerra civil na Síria, que ocorre desde 2011, já havia levado para o velho continente, o maior contingente migratório desde a segunda guerra mundial, algo que incomodou extremamente os ingleses. 

Enquanto a guerra na Síria ocorria, na UE era decidido como seria feita a "distribuição dos imigrantes" oriundos do conflito que foi consequência da Primavera Árabe, onde, em linhas gerais, a quantidade de imigrantes seria definida de acordo com a economia dos países membros do bloco. Algo que foi considerado a gota d´água pela ala conservadora britânica. 

Diante deste cenário, surge o plebiscito para considerar a saída do Reino Unido ou não da UE. Curiosamente, esta consulta foi realizada em meio a diversas notícias que atacavam a permanência do Reino Unido na União Europeia e influenciavam a opinião da população sobre essa questão. 

Através de uma enxurrada de notícias, não era difícil prever que o resultado, apesar de apertado, daria a vitória ao "sim" e a partir disso, o processo de saída do Reino Unido da União Europeia, que mais tarde ficaria conhecido pela expressão "Brexit", teria seu início. 

Em contrapartida o "divórcio" em questão não seria dado de maneira simples, visto que envolve questões legislativas, financeiras, políticas, comerciais, administrativas e tantas outras instâncias que chegar a um denominador comum seria praticamente um trabalho de Hércules, até porque nem mesmo a UE se mostrara tão disposta ao divórcio

Os anos foram passando e a primeira ministra foi perdendo força, enquanto novas questões foram surgindo, principalmente relacionadas as duas Irlandas no pós-brexit. Aliás, esta questão é tão espinhosa que já motivou o pedido de demissão de um dos ministros de May por discordar do acordo que ela rascunhou junto com o bloco europeu. 

Aliás, o rascunho do acordo entre UE e Reino Unido, foi amplamente rejeitado tanto por aliados quanto pela oposição. Se os primeiros acharam o acordo muito "fraco" e que o mesmo deveria ser renegociado, os últimos, que já eram contra a saída, manifestaram seus descontento, procurando mostrar os prejuízos titânicos que o Reino Unido sofreria em caso de saída definitiva do bloco. (Não só para ambos, como para o mundo inteiro). 

O tempo passou, e o acordo não ganhou grandes avanços e a população britânica dá sinais de que cada vez mais que regredir de sua decisão e quer que o governo também o faça, algo que May não parece disposta a fazer. Porém continua cada vez mais solitária em sua campanha que parece murchar como balão não amarrado corretamente em festa. 

Provas disso são tanto o adiamento da votação de uma nova consulta à população sobre o Brexit; o que, para muitos, já é considerada um prenúncio de que o Brexit fracassou antes mesmo de ser oficializado; quanto uma decisão da corte europeia (que geralmente leva 2 ANOS para tomar uma decisão, mas essa foi em questão de dias) que dava ao Reino Unido a possibilidade de romper unilateralmente o Brexit com a UE, sem dar maiores explicações aos seus membros. 

Tais demonstrações, assim como o fato de que a UE já se pronunciou sobre não renegociar o acordo estipulado, empurram a primeira ministra britânica para o abandono do Brexit; o que significaria também o fim de seu mandato, visto que não conseguiria se sustentar caso o projeto tão defendido por ela, não se concretize. 

Embora tudo corrobore para o fim do Brexit, a primeira ministra ainda tenta achar a saída do beco em que se meteu, mas só ela parece disposta a isso. Do outro lado, população, UE, opositores e até mesmo aliados aumentam cada vez mais suas esperanças de que este acordo permaneça no papel e de preferência engavetado.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário