segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Ouvindo e aprendendo com os alunos

Um dos maiores desafios que o professor da atualidade enfrenta, além dos conhecidos baixos salários e da falta de reconhecimento, é o de como lidar com os jovens da atualidade e como passar o conhecimento de sua área especifica de modo a aproximar o conhecimento da realidade dos alunos, bem como tentar "modernizar" o conhecimento às gírias e interesses atuais. 

Para muitos, um desafio quase que intransponível, seja pela falta de interesse dos próprios professores em fazê-lo, seja pela própria limitação do professor em fazer essa ponte, entre outros. 
Não acho que a culpa seja exclusivamente do professor, mas também acho que temos que fazer nossa "meia culpa".

Contudo, percebo que é um desafio muito grande para nós professores em fazê-lo, pois como ouvi uma vez e concordo em parte com isso "somos professores do Século XX, com conteúdo do Século XIX e que dão aulas para alunos do Século XXI". Mas, não por isso, devemos fugir dele. 

Apesar da pouca experiência que tenho, aprendi que devemos ouvir os alunos. Mas não no sentido mecânico na ação, devemos realmente escutar nossos alunos, ver o que eles têm a dizer e, consequentemente, aprender com eles também. 

Sala de aula é uma via de mão dupla. Claro que nós professores, estamos lá para ensinar, mas nada nos impede de também aprendermos com os nossos alunos e assim constituirmos o verdadeiro aprendizado.  Afinal de contas, professor não é aquele que só ensina, mas também aprende.

E você ? Já parou para ouvir seus alunos, professor ?
E você ? Já parou para realmente ouvir seu professor, aluno ?

Quem sabe não surge dessa troca experiências curiosas como essa, apesar de ser ficção, mostrada abaixo, a partir das quais podemos usar como gancho para introduzir e sedimentar o conhecimento... 


Nenhum comentário:

Postar um comentário