terça-feira, 29 de outubro de 2013

Bem aos poucos a Espanha vai melhorando seu panorama econômico

Desde a tão famosa crise de 2008 já se foram 5 anos e o velho continente ainda sente seus efeitos, principalmente países de economia mais frágil como Portugal, Itália, Espanha, Grécia... 

Mas, depois anos de recesso, a economia espanhola apresentou crescimento de 0,1% no último trimestre. Aos nossos olhos pode parecer insignificante, mas para um país que "perdeu o rumo"  com a crise, encontrar sinais de mudanças positivas, mesmo que sejam fracos, já é motivo de alento. 

Sofrendo uma recessão desde a crise de 2008 a Espanha tem passado por uma grave crise econômica que elevou os índices de desemprego no país e andou causando protestos por parte da população. 

(Aí você, nobre leitor, ao ler isso se remete ao galático Real Madrid que contratou o jogador Gareth Bale por € 100 Milhões - quase R$ 400 Milhões - e se pergunta como um país assim pode viver uma recessão com um clube desse... Pois é, mas uma coisa é o país e outra coisa é o Real Madrid...)

Contudo agora graças as indústrias e ao comércio varejista o PIB espanhol apresentou um singelo - bem singelo mesmo - crescimento; o que permitiu o país sair da recessão. Isso pode ser um sinal de que talvez alguns países europeus já começam, mesmo que lentamente, a se recuperarem da crise, mas isso só o tempo dirá, pois muitas outras economias ainda precisam mostrar crescimento, mesmo que tão sutil quanto o espanhol, para que essa recuperação seja indicada como uma tendência; caso contrário, isso não passará de uma breve brisa de esperança... 

Com informações da Carta Capital

Nenhum comentário:

Postar um comentário