sábado, 10 de outubro de 2009

O envelhecimento populacional

Já não é de hoje que o envelhecimento da população brasileira vem se mostrando em processo de crescimento. Em vista do mesmo notam-se várias consequências que poderão surgir caso este quadro se mantenha, dentre elas temos o aumento dos gastos com previdência e saúde. Quanto a previdência parece que o governo vem tomando medidas desde agora para combater esta possível consequência, fato que pode ser constato no aumento da idade e no tempo de serviço para se conseguir a tão sonhada aposentadoria.


Contudo quando nos voltamos para a saúde, uma questão me parece que deveria ser melhor abordada porém não é. Tal questão remete a uma mudança no eixo, por assim dizer, de atendimento aos hospitais públicos do país, que seria uma mudança gradativa para um aumento no número de geriatras nos hospitais.


Com o envelhecimento populacional, este aumento se faz necessário para dar um suporte maior os idosos. É uma mudança que acho que se faz necessária mas parece que o governo ou finge que não vê ou então está muito ocupado arrumando investimentos para as olimpíadas...



IBGE: população de idosos aumenta 11,1% no país




O Brasil tinha no ano passado 21 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, superando a população idosa de vários países europeus, como a França, a Inglaterra e a Itália. Entre 1998 e 2008, a proporção de idosos (60 anos ou mais) aumentou de 8,8% para 11,1%. As informações constam na Síntese de Indicadores Sociais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada hoje.


Ainda no ano passado, havia 9,4 milhões de pessoas com 70 anos ou mais no País, ou 4,9% da população total. A pesquisa revela também que população com menos de um ano de idade se reduziu em 27,8% em dez anos, passando de 1,8% da população total em 1998 para 1,3% em 2008.




Extraído de msn.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário