sábado, 10 de outubro de 2009

Rio 2000 e Desespero !

Como anteriormente demonstrei aqui tenho minhas preocupações quanto a cidade do Rio de janeiro sediar os jogos olímpicos de 2016. Ainda mais agora com as notícias que andam sendo veiculadas principalmente quanto as questões do transporte.

Faremos então aqui uma pequena análise sobre alguns pontos :



  • O famoso Legado... quem mora no Rio de Janeiro deve se lembrar muito bem disso. Ao ganhar como cidade sede dos jogos pan-americanos o governo prometeu mundos e fundos sobre melhorias na cidade inclusive com a construção de uma nova linha do metrô, que na época era a mais badalada de todas as promessas, visando não só o fácil acesso aos locais de competição do pan pela população - leia-se quem tinha dinheiro para pagar pelos ingressos - como também visava melhorar o transporte de massa para a população. Bem, como todos sabem o metrô acabou por virar faixas as linhas amarela e na avenida Brasil que designavam pistas preferenciais para que as famílias do pan - leia-se os atletas - não chegassem atrasados as competições. E de fato nada foi feito para que a cidade tivesse um legado legítimo do pan, a não ser a torcida do Botafogo que ficou com o Engenhão...

  • A questão das obras... bom tal questão está embutida na anterior mas quero tocar em um caso específico e dessa vez envolvendo o Maracanã. Foram investido milhões na reforma do estádio, que agora com a chegada da copa do mundo vai ser REFORMADO OUTRA VEZ. Ou seja, os investimentos que foram feitos anteriormente não servem de nada ???? ou seria apenas um pretexto pra um político ou outro poder comprar uma casa ou colocar uns trocados em algum paraíso fiscal.

  • Os investimentos... Como será que os governantes estão pensando em conseguir recuperar todo este investimento que serão feitos nas olimpíadas???? Por que eu acho quase impossível alguém conseguir recuperar um investimento bilionário de 7 anos em um evento que dura apenas 16 dias e onde sabemos que vários destes investimento depois ficaram abandonados. Ou você acha que a cidade vai usar o velódromo para algum outro fim ? Algo deve ser pensando para que os investimentos feitos não sejam apenas utilizados para os jogos olímpicos mas sim pós jogos, ou então podemos acabar como o Canadá que sediou as olimpíadas de 72 e só terminou de pagar em 2008...

  • Outra questão que muito me preocupa e que como carioca eu sou testemunha, é que a saúde pública, a educação, os transportes e vários outros aspectos estão impecáveis na cidade a ponto de nossos governadores decidirem por desperdiçar dinheiro público com os tais jogos...

  • Para finalizar e não me estender muito uma última questão que pra mim é a mais alarmante, o dinheiro público. Eu nem vou me ater aqui a corrupção por que todos nós sabemos que ocorrerá, mas além disso a um outro fato que me chama a atenção... Quem mora por exemplo no Amazonas tem chances altíssimas de assistir aos jogos somente pela televisão, contudo o dinheiro que lhe é retirado através de impostos vai para os jogos olímpicos. Ou seja, o dinheiro que poderia ser usado para melhorar a sua cidade, ou seu bairro, etc vai acabar virando investimento para uma cidade que talvez você nunca irá conhecer...



Nenhum comentário:

Postar um comentário