terça-feira, 27 de setembro de 2016

Primavera Atípica

Dia 22/09 começou oficialmente a primavera ao sul da Linha do Equador, mas pelo visto parece que a "estação das flores" só estreou mesmo no calendário porque ainda há a sensação da estarmos vivendo no inverno.

Apesar desta estação ser chuvosa, o que já se evidenciou em algumas regiões do país, o que torna esta primavera atípica são as baixas temperaturas que ainda nos remetem ao inverno. 

Se traçarmos um paralelo com 2015, quando as temperaturas já estavam maiores, veremos que este começo de primavera pode ser caracterizado como atípico, e isso tem uma explicação. 

No ano passado, estávamos sobre o efeito do El Niño que, por sua vez, se caracteriza como o aquecimento das águas do Pacífico, interferindo no clima brasileiro (e em outros países também), especialmente no que tange às temperaturas e ao regime de chuvas.  


Fonte: Climatempo

Já neste ano, como podemos ver no gráfico acima, há indícios de que seremos influenciados pela La Niña, que corresponde ao resfriamento das águas do Pacífico, interferindo também nas temperaturas e no regime de chuvas não só do nosso país como também de outros. 

Contudo, esta interferência da La Niña não perdurará toda a primavera. Segundo estimativas meteorológicas, essa onda de frio deve durar apenas até o começo de outubro. Após isto, devemos retornar  "a nossa programação normal" de primavera, a estação da flores e das chuvas... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário