Pesquise No Blog

Loading

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Tsunami provocada por abalo sísmico no Chile chega na Nova Zelândia

As primeiras ondas de um tsunami causado por um terremoto no Chile chegaram à Nova Zelândia no domingo (horário local), informaram autoridades, mas não há relatos de vítimas ou danos.

Centenas de moradores da costa leste do país foram levadas para áreas mais altas e navios se moveram para o mar em meio a alertas de autoridades de que os efeitos do tsunami devem ser sentidos durante todo o dia.

O Chile foi atingido no sábado por um terremoto de magnitude 8,8, que matou ao menos 214 pessoas, causou a queda de prédios e provocou um tsunami que pôs em alerta todos os países do Pacífico.

As primeiras ondas foram registradas nas remotas ilhas Chatham, a cerca de 800 quilômetros ao leste da Nova Zelândia, com alturas de até 1,5 metro, informou o Ministério de Defesa Civil.

Uma moradora de uma das menores ilhas do arquipélago, Pitt, disse que as ondas continuam crescendo.

"(As ondas) continuam ficando maiores -- pelo menos 2 metros neste momento", disse Bernadette Malinson à rádio New Zealand.

Houve relatos de queda anormal do nível do mar na costa leste das duas ilhas principais da Nova Zelândia, seguida por picos de cerca de 20 a 30 centímetros.

"Estas são as primeiras chegadas e ondas maiores devem seguir nas próximas seis a 12 horas", afirmou o Ministério de Defesa Civil em comunicado.


Extraído de msn.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário