terça-feira, 22 de março de 2016

22 de março - Dia Mundial da Água.

Hoje é comemorado o dia mundial da água. Este recurso que apesar de não ser renovável, muitos o tratam como se fosse. 

Avaliado como possível motivo de futuras guerras, num futuro não tão distante assim, este precioso bem vem sendo desperdiçado nas mais variadas formas: de tubulações estouradas a àqueles que lavam suas calçadas quando deveriam varrer; parece que não se tem uma gota de consciência sobre o referido bem. 

O que nos parece soar mais contraditório nisso tudo é que o nosso país possui um conjunto de leis dos mais elogiados do mundo em relação aos nossos corpos hídricos e sua defesa e conservação. Alguns chegam a dizer que é o melhor conjunto de leis do mundo; pena que a execução dessas leis passam ao largo do que elas são no papel. 

Um exemplo disso que não pode deixar de ser citado é a tragédia de Mariana-MG causada pelo rompimento de barragens da mineradora Samarco, pertencente a Vale. Até agora, não se sabe se por esquecimento devido ao cenário político brasileiro ou até mesmo pela certeza da impunidade dos envolvidos, não vemos nada concretamente feito para punir os responsáveis e nenhum tipo de cobrança concreta por parte da justiça em relação a mineradora para minimizar (porque consertar não vão conseguir nunca) os danos causados pelo maior acidente ambiental da história do nosso país. 

Para fechar o primeiro texto da noite de hoje, deixo abaixo o clipe que o grupo Fala Mansa junto ao rapper Gabriel, O Pensador fizeram como forma de protesto a tragédia de Mariana-MG. Infelizmente, passamos por mais um dia mundial da água em que temos mais a lamentar do que a comemorar... Vamos torcer para que os próximos sejam bem diferentes. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário