Por Jon Herskovitz

SEUL (Reuters) - A Coreia do Norte convidou um representante do governo norte-americano para negociações nucleares em setembro, disse a imprensa sul-coreana na terça-feira. Dessa forma, o regime busca uma aproximação com Washington, que pressiona por novas sanções a Pyongyang.

A reclusa Coreia do Norte tomou neste mês uma série de raras medidas conciliatórias, além de ter aceitado na quarta-feira discutir com a Coreia do Sul a retomada das reuniões entre famílias separadas pela Guerra da Coreia (1950-53).

Pyongyang suspendeu essas reuniões há quase dois anos, em retaliação ao governo conservador do Sul, que restringiu a ajuda ao Norte, vinculando-a ao fim do programa de armas nucleares do país comunista.

Analistas dizem que a Coreia do Norte pode estar atenuando seu tom com Washington e Seul numa tentativa de melhorar a situação das suas finanças, afetada por sanções da ONU neste ano e pela ameaça de uma nova safra ruim.

Stephen Bosworth, enviado especial da Casa Branca para a questão norte-coreana, comandaria uma delegação que passaria inicialmente por Coreia do Sul, China e Japão, discutindo as negociações multilaterais sobre o desarmamento do Norte, e em seguida iria a Pyongyang, disse o jornal JoongAng Ilbo, citando uma alta fonte diplomática em Washington.

Seria a primeira discussão oficial a respeito da questão nuclear entre a Coreia do Norte e o governo Obama.

A agência sul-coreana Yonhap disse, citando uma fonte diplomática em Washington, que o Norte realizou o convite quando o ex-presidente norte-americano Bill Clinton visitou Pyongyang, neste mês, para obter a libertação de duas jornalistas dos EUA que estavam presas no país.

Os EUA afirmam estar dispostos a conversar diretamente com a Coreia do Norte, mas apenas como parte das negociações multilaterais, que envolvem EUA, China, Japão, Rússia e as duas Coreias.

Japão e Coreia do Sul, os dois maiores aliados militares dos EUA na região, têm dito que aceitariam as negociações diretas entre Washington e Pyongyang, desde que o governo Obama adote um sistema de coordenação e consultas com Tóquio e Seul.

As negociações multilaterais, que ocorriam na China, foram abandonadas no final do ano passado por Pyongyang, que afirmou na época que esse formato estava obsoleto.

(Reportagem adicional de Christine Kim)
Ao que tudo indica, parece que a Coréia do Norte resolveu iniciar um diálogo com os EUA sobre a delicada questão nuclear. Espero que estas conversações realmente ocorram e que essa tensão toda que foi construída ao longo da questão nuclear com a Coréia do Norte seja suprimida...


Matéria extraída de msn.com.br