quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Rio - 2016... Um legado que se repete ????

Muito  se tem falado na mídia sobre a campanha que a cidade do Rio de janeiro está fazendo para ser a cidade sede dos jogos olímpicos. Não se fala em outra coisa, principalmente com a proximidade do anúncio da cidade sede que se dará nesta-sexta feira. Pois bem, apesar do clima de animação que toma conta da cidade acho que cabe aqui vermos realmente todos os lados dessa candidatura do Rio como cidade-sede.


Como carioca, fico feliz em saber que a cidade em moro pode sediar o maior evento esportivo do planeta, mas como futuro geógrafo há coisas que aí muito me preocupam...


Como todos sabem o Rio de Janeiro foi a cidade sede dos jogos Pan-americanos em 2007. Milhões foram investidos entre construções de estádios, complexos esportivos, reformas e etc... Pois bem, depois de feitas todas essas obras e de realizados os jogos veio a questão: "Qual será o legado do Pan?"


Pois bem com todas essas obras feitas os cariocas andaram se perguntando isso e começaram a perceber que o legado do Pan simplesmente não teve. Fizeram arenas que atualmente estão em grande parte desativadas, o Maracanã terá de passar por mais uma reforma. E para quem mora na cidade no Rio de janeiro sabe que nem cabe comentar aqui sofre infra-estrutura e transportes, pois sabemos que nada foi feito, ou até mesmo melhorado, que atendesse a esses dois quesitos básicos ao funcionamento da uma cidade, principalmente como o Rio de Janeiro, que vive situação caótica quanto a estes. Que segundo os idealizadores da campanha para o Pan seriam os principais aspectos a se melhorados não só para o Pan como também para melhorar os fluxos na cidade carioca.


O Pan se foi e com ele uma quantidade absurda de dinheiro investido no evento. Porém o que ficou de herança para os cariocas deste evento tende ao irrisório. Agora o Rio se lança em sua candidatura as olimpíadas e mais uma vez promete uma série de reformas e melhorias principalmente no setor de transportes - você também ficou com uma sensação de já ter visto esse filmes antes ? - deixando assim um legado para o carioca através de uma reestruturação e melhora da cidade do Rio de Janeiro.


O meu medo no meio dessas promessas e investimentos para as olimpíadas é que o legado seja o mesmo do Pan, ou seja, não ter legado nenhum. Tudo bem que eventos como esse atraem pessoas do mundo todo e com isso atraem investimentos. Mas o que temos que avaliar é que se faz um investimento enorme  para a realização de um evento que dura apenas 16 dias. Sendo assim, cabe a cidade fazer os tais investimentos de maneira a pelo menos, durante esse evento, conseguir de volta o que foi investido; caso contrário poderemos acabar como o Canadá que sediou as olimpíadas de 1972 e só terminou de pagar por elas em 2008.


Assim acredito que sediar os jogos olímpicos seja sim uma grande oportunidade de promover a cidade,  até mesmo o país atraindo investimentos e movimentando a economia. Contudo, cabe aos governantes saber aproveitar isso de forma que gere frutos pós olimpíadas principalmente frutos que melhores a estrutura da cidade que sediará os jogos, para que assim o legado do Pan não se repita com as olimpíadas e a cidade que deveria ser a que mais ganharia com isso, acabe não levando nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário