terça-feira, 9 de março de 2010

O deplorável e incabível fanatismo

É impressionante que neste mundo ainda haja a intolerância religiosa, bem como outros tipos de intolerância também, e que ainda tenhamos que presenciar massacres como o que ocorreu na Nigéria. Espero que um dia todos sejam livres para fazer as escolhas que acham corretas sem ter que ser agredido por outro, mesmo que isso pareça utopia...

JOS, Nigéria (Reuters) - A ONG defensora dos direitos humanos Human Rights Watch, sediada nos EUA, pressionou a Nigéria nesta terça-feira a levar à Justiça os responsáveis pelo massacre de ao menos 200 cristãos em um vilarejo, para pôr fim a um ciclo de impunidade que permitiu a contínua instabilidade.

Moradores de Dogo Nahawa, a cerca de 15 quilômetros ao sul da cidade central de Jos, enterraram dezenas de corpos, inclusive de mulheres e crianças, em uma cova coletiva na segunda-feira depois dos ataques recentes contra três comunidades evangélicas cometidos por pastores muçulmanos.

"Esse tipo de violência terrível deixou milhares de mortos no estado de Plateau na última década, mas ninguém foi responsabilizado", disse Corinne Dufka, pesquisadora sênior para a África Ocidental do Human Rights Watch. "Está na hora de desenhar uma linha na areia."

O grupo defensor de direitos humanos cobrou do presidente interino nigeriano, Goodluck Jonathan, que garanta uma investigação válida e processos judiciais contra os responsáveis. O porta-voz da polícia Mohammed Lerama disse que 93 pessoas haviam sido detidas.

Jonathan, que havia prometido levar aos tribunais os responsáveis por outros ataques em janeiro na mesma região, mobilizou tropas para conter os confrontos do começo do ano e toques de recolher ainda estavam em atividade quando o ataque de domingo ocorreu.

O Human Rights Watch disse que a mobilização militar havia sido limitada a ruas principais e era incapaz de proteger pequenas comunidades.

Moradores de Dogo Nahawa, Zot e Ratsat, vilarejos de maioria cristã, disseram que muçulmanos de morros próximos haviam atacado na manhã de domingo, atirando para o alto para forçar a saída das pessoas de suas casas, antes de esfaqueá-las com facões.

Alguns morreram ao tentar fugir, outros foram queimados vivos.

Uma testemunha da Reuters contou mais de 100 corpos no domingo apenas em Dogo Nahawa. O diretor de Informação do Estado de Plateau disse que 500 pessoas morreram, mas o número oficial da polícia é de 55, com corpos ainda sendo contados.

O número de mortos tem sido frequentemente alterado por motivos políticos em conflitos anteriores na região central da Nigéria, com diversas facções acusadas de exagerarem os números por motivos políticos ou diminuir os números para tentar amenizar os riscos de represálias.

Extraído de msn.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário