sábado, 28 de agosto de 2010

Focos de incêndio pelo país

Focos de incêndio têm se espalhado pelo país, muitas vezes chegando as vias de fato. Isso ocorre devido a massa de ar seco que se instaurou em parte do país diminuindo a umidade do ar e assim facilitando a formação dos incêndios, além também é claro das altas temperaturas que ocorrem nos lugares onde a massa de ar quente está estacionada já que a mesma impede a chegada das nuvens de chuva. Infelizmente, é esperar para ver se essa massa se dissipa ou é carregada pelas correntes atmosféricas.

Mais de 12 mil focos de incêndio são registrados no País nesta segunda-feira (23). Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), dos 12.359 casos em todo o Brasil, o Estado do Mato Grosso lidera no número de ocorrências, com um total de 4.007 focos. Em seguida aparece o Estado do Pará com 3.427casos.




De acordo com a meteorologista Tabiana Weykamp, do Climatempo, a tendência é que esses focos de incêndio continuem crescendo. “Estamos numa época de grande seca nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, que influencia significativamente nos números de incêndio. Existe uma massa de ar seco que impede que nuvens de chuva se aproximem da região”, explica.
Ainda segundo a meteorologista, boa parte desses focos é causada propositalmente, fogo que se alastra facilmente com a ajuda da baixa umidade do ar. “Em regiões como o Centro-Oeste não chove desde maio, e isso colabora para que esses focos de queimadas se espalhem mais rápido do que o normal”.
A previsão é que o tempo seco continue nesta semana no Centro-Oeste e Sudeste, já em Estados do Norte e Nordeste devem ocorrer pancadas de chuva, que se estenderão do litoral da Bahia até a região de Natal, no Rio Grande do Norte.



Extraído de ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário